S1 – M3 – GT 1 – Alimentação Saudável

Objetivos

  1. Definir Alimentação Saudável
  2. Reconhecer as diretrizes de uma alimentação saudável, baseado na piramide alimentar
  3. Identificar os Macronutrientes e micronutrientes
  4. Descrever a importância dos macronutrientes (Proteínas, Carboidratos e Lipídios) na alimentação, identificando o valor calórico de cada um deles.
  5. Identificar o papel das fibras solúveis e insolúveis.
  6. Interpretar os rótulos de alimentos e sua importância para um alimento saudável.
  7. Diferenciar alimentos Lights Diets e sua aplicação na prática clínica.
  8. Definir caloria e compreender como é mensurado o gasto energético diário (Taxa Metabólica basal, efeito termogênico dos alimentos e gasto calórico com atividade física).
  9. Identificar as necessidades nutricionais diárias a partir do conceitos do metabolismo basal.

Objetivo 1 – Definir Alimentação Saudável

Segundo o Dr Fernando Moreno (apud Cozzolino e Cominetti), a ciência da nutrição está em constante evolução e atualmente os pesquisadores passaram a se preocupar com os efeitos dos alimentos e seus constituintes específicos, não só para prevenção de doenças mas para a melhoria de desempenho individual.

Segundo Pucci, Menezes e Damião (apud Martins, Carrilho, Alves et al), uma alimentação saudável deve atender às necessidades nutricionais dos indivíduos ser composta de alimentos in natura e regionais, além de contemplar todos os grupos de alimentos e de nutrientes, a fim de evitar deficiências nutricionais.

O Ministério da Saúde também recomenda o consumo em grande variedade de alimentos in natura e especialmente consumir tanto o alimento de origem animal (Rico em proteínas, minerais e vitaminas) como o vegetal (Rico em Fibras). Devendo limitar o consumo de alimentos processados (Queijos, Sal, Óleos, Pão, Alimentos em Conserva) e evitar o máximo alimentos ultraprocessados (Macarrão instantaneo, biscoitos recheados, refrigerantes).

Na seleção de alimentos para a alimentação saudável o Ministério da Saúde recomenda a diminuição das carnes vermelhas e

Segundo Rangel-S, Lamengo e Gomes, a alimentação saudável possui um baixo teor de gorduras e carboidratos simples, alta quantidade de fibras.

Ainda segundo Rangel-S, Lamengo e Gomes, o conceito da alimentação saudável se relaciona às noções de variedade; equilíbrio; quantidade de refeições; segurança alimentar; fonte de prazer e respeito ao hábito alimentar. Devendo, também, restringir ou moderar-se o consumo de gorduras e açúcares.

O Ministério da Saúde também indica três itens sobre os hábitos de comer que devem ser levados em conta para uma alimentação saudável:

  1. Comer com regularidade e com atenção;
  2. Comer em ambientes apropriados;
  3. Comer em companhia

Objetivo 2 – Reconhecer as diretrizes de uma alimentação saudável, baseado na piramide alimentar

A pirâmide alimentar para a população brasileira foi adaptada da versão similar elaborada pelos Estados Unidos em 1922. (Martins, Carrilho, Alves et. al.)

A pirâmide é um instrumento para

Objetivo 9 – Identificar as necessidades nutricionais diárias a partir do conceitos do metabolismo basal.

Segundo Pucci, Menezes e Damião (apud Martins, Carrilho, Alves et al), a necessidade nutricional é definida como a quantidade de energia e nutrientes que um indivíduo sadio deve consumir para satisfazer suas necessidades fisiológicas e prevenir sintomas de deficiências.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Campbell Mary – Bioquimica – 3ª Edição: Artmed Porto Alegre, 2006.

Cozzolino, S e Cominetti, C – Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição. Barueri, SP: Manole, 2013.

Martins, M; Carrilho, F; Alves, V et al – Clínica Médica Volume 4: Doenças do Aparelho Digestivo, Nutrição e Doenças Nutricionais. Barueri, SP: Manole, 2009.

RANGEL-S, Maria Ligia; LAMEGO, Gabriela; GOMES, Andrea Lizabeth Costa. Alimentação saudável: acesso à informação via mapas de navegação na internet.Physis,  Rio de Janeiro ,  v. 22, n. 3, p. 919-939,    2012 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  03  nov.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000300005.

 

Arquivos

guia_alimentar_populacao_brasileira

Alimentação Saudável – Ministério da Saúde

βhCG – Teste de Gravidez

βhCG – Teste de Gravidez – Profa. Silvia Fernandes

“Ligeiramente Grávida”

Bruna, 19 anos, procurou atendimento médico com queixas de náuseas e vômitos matinais associados a hiporexia. Nega outras queixas. É sexualmente ativa e usa a tabela como método anticoncepcional. Bruna relata que está com atraso menstrual de 15 dias.

História patológica pregressa: ovário micro policísticos

Exame físico sem anormalidades

Qual exame deve ser solicitado para o diagnóstico de Bruna?

Hiporexia: Diminuição do apetite, falta de apetite.

Exame: Hormônio βhCG

hCG é um hormônio glicoprotéico constituído por duas unidades alfa e beta.

A parte alfa () é muito parecida com os hormônios FSH e LH, já a parte beta (β) é única para o hCG.

O hCG é produzido pelas células trofoblásticas da placenta, as células do sinciciotrofoblasto. Pode ser detectado ao redor de 10 dias de atraso menstrual.

Geralmente: Recomenda-se pelo menos 10 dias de atraso de menstruação para fazer o exame.

Falso positivo:

homens: neoplasia testículos

Teste da urina

Primeira urina da manhã¹

Ingerir pouco líquido na noite anterior do teste¹ e coletar o jato médio² da primeira urina da manhã.

(Concentrar o a urina)¹

(Evitar contaminação que esteja na uretra)²

Fecundação – Etapas da 1ª semana da embriologia

Relação Sexual (ejaculação) para a fecundação -> 12 horas

Fecundação para nidação -> 3-4 dias

Notas – Fisiologia – Cap 1 – Guyton – Organização Funcional do Corpo Humanoe o Controle do “Ambiente Interno”

Síntese do Capítulo:

Este capítulo é introdutório. Nele é apresentado de forma resumida o que é fisiologia, mostrando como o corpo humano é complexo, um sistema autômato. No corpo há 100 trilhões de células trabalhando em conjunto para conseguir sobreviver melhor, para isso existem sistemas de controle da homeostasia, sistemas que contribuem para a manutenção da vida.

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Jesus Abraçando o Leitor

Salmo 52

Inspirações Espirutuais

Hoje, analisando o ambiente que estou inserido na sociedade, estou notando infelizmente a destruição da ética e da moral. Quando me sinto assim, acredito que temos que nos inspirar.

Segue para reflexão o Salmo 52:

Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente.
A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos.
Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão. (Selá.)
Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.
Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes. (Selá.)
E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo:
Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade.
Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.

Salmos 52:1-9

 

Que Deus abençoe esse blog para que ele seja um meio de transmitir apenas coisas boas para meus leitores.